domingo, 25 de setembro de 2016

Renascimento

A maioria dos bariatricados dizem que renascem após a cirurgia bariátrica. Eu não conseguia entender isso até sentir na pela o que eles queriam dizer. Não é que é verdade? Existe uma sensação de que temos o antes e o depois. Que a vida nunca mais será a mesma, por isso o renascimento. E é esse o caminho mesmo: reaprendemos a comer como um bebezinho. Vemos o ponteiro da balança cair e com ele a autoestima começar a chegar. Muitos dos problemas que nos acompanhavam com a obesidade mórbida começam a dizer adeus. Então eu me sinto renascendo!

E como é isso para alguém que tem doenças mentais? Difícil descrever. Uma coisa é visível: meu skin picking, que tanto incomodava e deixava meu couro cabeludo e meu rosto com crateras de tanto eu cutucar quase que desapareceu. Minha pele está mais radiante. Eu estou me sentindo mais feliz. Ainda tenho os percalços da solidão, que é tão inerente na minha vida. Ainda sofro um pouco com isso. Mas quem disse que seria perfeito?

Minha psicóloga disse que minha doença primária não é depressão, nem bipolaridade. É o borderline. O que é isso? Uma pessoa que tem dificuldade em se relacionar, que tem problemas com o outro, que se sente vulnerável e tem expectativas para com o outro que nunca serão atendidas. Hoje eu consigo enxergar isso com muito mais clareza. E sei que ainda tenho um longo caminho pela frente para entender e absorver tudo isso. Mas para isso que faço terapia, vou ao psiquiatra, tomo um monte de remédios. Tenho uma "safety net" que me ajuda nos meus problemas psiquiátricos.

Mas voltando a cirurgia bariátrica: quem disse que ela piora a depressão? Meus médicos tinham medo que isso acontecesse. Mas eu me sinto muito mais viva, mais feliz, com vontade de acordar no dia seguinte e realizar minhas tarefas, de estar com meus filhos, me amar, estar bem na minha própria companhia sem culpar tanto o outro pela minha insatisfação.

O caminho não é fácil, mas com certeza já há uma mudança muito clara. E eu estou me sentindo bem. É o universo retribuindo.