sábado, 26 de março de 2016

Conduta auto-lesiva (ou "skin picking")

Eu me estrago.O couro cabeludo e o rosto. Estão parecendo uma zona de guerra. Quando estou ansiosa faço verdadeiras revoluções. Antes o picking aparecia apenas quando eu estava no trânsito, ficava muito tempo parada em congestionamentos.

De um tempo pra cá, cerca de dois meses, veio junto com a maré da depressão, e como estou comendo muita junk food, minha pele está oleosa, o que é ideal para ele se desenvolver.

____________________________

Mas o que é isso?

Picking, como é conhecido, significa a mania de se cutucar, de procurar casquinhas na pele e cutucar até formar ferida, se arranhar até machucar.

O picking significa uma repetição crônica de:
- Tocar
- Coçar
- Cutucar
- Arranhar
- Furar
- Escoriar

determinadas regiões da pele, de modo tão intensivo e repetitivo que acaba provocando feridas, cicatrizes e descolorações da pele. O paciente pode passar horas examinando a pele, procurando pequenas imperfeições, bolinhas, espinhas, cravos, pedacinhos de pele, pelos, e arrancando, coçando, cutucando, furando.

Muitos casos de picking não têm outros problemas psiquiátricos (embora ele quase sempre piore em situações de ansiedade), mas muitas vezes ele faz parte de:

- Transtorno Dismórfico Corporal ou Dismorfia Corporal ou Transtorno Somatoforme Corporal;
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC ou DOC);
- Abstinência de drogas opióides
- Autismo
- Transtorno de Personalidade Borderline
- Tricotilomania (mania de arrancar os cabelos)

Desenvolvimento do picking >> geralmente começa com uma ferida na pele, que a pessoa cola, acaba não deixando cicatrizar. Com o tempo, começa a ter uma sensação localizada de coceira ou de necessidade de se cutucar. Aos poucos começa a sentir que em determinadas situações mais ansiosas ou estressadas da vida essas coceiras ou escoriações passam a ser uma válvula de escape para as tensões. O picking costuma se manifestar quando a pessoa está ansiosa, quando está se sentindo com monotonia e para muitas pessoas traz uma sensação de prazer.
Os portadores de picking podem usar roupas fechadas e mangas compridas mesmo em dias de calor.

Tratamento do Picking (quando o picking é sintoma de outra doença, esta doença deve ser tratada) >> medicação ajuda muito. Em geral se usa neutolépticos e/ou antidepressivos. 
Terapia cognitivo-comportamental (TCC) que é me diferente da psicanálise.
O uso de luvas finas (tipo luvas de golfe) ou de esparadrapo (micropore) nas pontas dos dedos também ajuda (porque a ponta dos dedos fica coberta) e a pessoa se descondiciona desse comportamento. É o mesmo que ocorre no tratamento do Transtorno Obsessivo  Compulsivo.

O paciente precisa estar muito motivado para se tratar.

Fonte: site Psiquiatria.med.br